Purple Day: evento marca dia de conscientização sobre a Epilepsia

Visando chamar a atenção da população e combater o preconceito sobre a Epilepsia, Macaé realiza, pela primeira vez, o Purple Day (Dia Lilás). O evento acontecerá no próximo dia 22, na orla da praia Campista, no Espaço de Convivência, de 8h às 12h. Serão realizadas diversas ações como palestra, Quiz e depoimentos de pacientes. A programação é aberta ao público e tem o apoio da Prefeitura de Macaé.

De acordo com a neuropediatra e organizadora do evento, Lívia Lobo, o objetivo é divulgar informações a respeito dessa condição e desmistificar. “Muitos acham que essa é uma doença contagiosa, mas não é. Outros acreditam que as pessoas não podem ter uma vida normal, porém, na maioria dos casos, elas podem estudar, trabalhar e ter uma vida social como qualquer cidadão”, frisou.

Atividades – No domingo (22), além das atividades, será montado estande com folhetos informativos sobre a Epilepsia. Durante o Quiz, os participantes irão receber brindes. O Purple Day Macaé é um evento gratuito e, para quem for prestigiar a programação, a organização pede que se vista de roxo. “Esperamos todos lá, chamem os amigos, a família e os vizinhos para passar essa manhã de domingo conosco, que será tão especial”, disse Lívia.

Purpley Day – O Purpley Day é uma data internacional de conscientização sobre a Epilepsia, criada em 2008, por conta de Cassidy Megan, na época, uma criança de apenas 9 anos, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS) da Nova Escócia, no Canadá.

A escolha da cor roxa como símbolo é por conta da flor lavanda que é, frequentemente, associada com a solidão, representando o sentimento de isolamento que muitas pessoas com Epilepsia possuem.

Programação

 

    • 8h – Abertura do evento e recepção do público;

 

    • 9h – Palestra sobre Epilepsia;

 

    • 9h30 – Coffee Break;

 

    • 10h – Quiz;

 

    • 11h – Depoimentos de pacientes;

 

  • 12h – Encerramento.

Fonte:Prefeitura de Macae

Jornalista: Genimarta Oliveira

Deixe um comentário