Frente parlamentar vai debater dependência do petróleo e fontes alternativas de energia com estados e municípios produtores

 www.petronoticias.com.br

Pela primeira vez, uma Frente Parlamentar colocará, no mesmo campo, municípios produtores de petróleo, grandes multinacionais de óleo e gás e o debate sobre energias renováveis. Na visão do deputado federal Christino Áureo, futuro presidente Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e das Energias Renováveis (Freper), que será lançada amanhã na Câmara dos Deputados, não há conflito de interesses: “A Freper será um encontro entre diversas possibilidades e um marco na transição de um modelo calcado no combustível fóssil para fontes renováveis de energia. O petróleo é o combustível ideal para impulsionar a transição para fontes mais limpas de energia no país, pensando nos próximos 30 anos”, disse Christino Áureo.“O Brasil saberá aproveitar o aumento exponencial da oferta de gás natural vindo do pré-sal, por exemplo. O gás, que já é uma fonte mais limpa de energia, poderá ser utilizado para abastecer residências, polos industriais, que vão se instalar nos estados, e ainda fará parte da matriz energética ao abastecer termelétricas”.

A frente pretende debater a matriz hídrica, fóssil, eólica, nuclear, solar, de biomassa e todas as alternativas viáveis, no radar das grandes empresas e dos países desenvolvidos. O deputado lembra que empresas  multinacionais do setor já se declaram empresas de energia, para além do petróleo.Ao ampliar o alcance da Freper,  Christino suplantou o debate sobre partilha de royalties (que está em discussão no STF)  para tornar o tema de interesse dos estados não-produtores de petróleo. Diversas unidades da federação, longe do litoral de onde são extraídos os milhões de barris do pré-sal, têm produções relevantes de fontes alternativas de energia, como eólica, solar, biomassa, etanol. E isso os fez aderirem à Frente:

Continua no Portal:  www.petronoticias.com.br

Fonte:   www.petronoticias.com.br
Foto:  Divulgação

Deixe um comentário