Olimpíada de Robótica será virtual e equipes de Macaé estão com todo gás

Equipes participantes do programa #InovareAprender já estão em contagem regressiva para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que, este ano, será no formato virtual. Para o aquecimento da programação, os alunos da equipe “Serratec”, que representa da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, foram os primeiros a fazer parte da rodada de amistosos. Os amistosos acontecem até o final deste mês de outubro, conforme cadastro na página oficial da OBR, que é considerada uma das programações científicas que mais se destacam no Brasil. As etapas eliminatórias estaduais estão previstas para acontecer até 23 de outubro e a avaliação final entre 10 a 14 de novembro.

O “InovareAprender” envolve 13 estações de escolas municipais como Elza Ibrahim, Paulo Freire, Colégio Aplicação (CAP) e Polivalente Anísio Teixeira, que já estão treinando virtualmente. No programa, universitários, alunos e professores fazem parte de atividades online como aulas em plataformas específica, oficinas, cursos de formação, atuações na produção de linguagens com games e animação, além de produção máscaras (Face Shield) e totens de álcool em gel.

A Olimpíada abrange as modalidades prática e teórica, que procuram adequar-se aos que já têm contato com a robótica educacional, quanto ao público que não conhece esta área específica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. A edição deste ano terá duas modalidades na prática virtual: Simulação e Apresentação, para que as equipes possam participar mesmo de casa.

Na “Apresentação” os estudantes terão a oportunidade de mostrar em vídeo de até cinco minutos um projeto já desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Já a categoria “Simulação” conta com estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Nesta fase, um programa online será usado para simular a prova prática, onde o robô precisa resgatar uma vítima em um ambiente hostil. Tradicionalmente, a modalidade prática é realizada em etapas regionais, estaduais e nacional.

Rede municipal – Macaé é reconhecida como um dos municípios que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro na área da robótica educacional. A equipe do programa#InovareAprender tem se evidenciado ao longo dos anos no Estado do Rio de Janeiro por organizar regionais em cidades como Niterói e Rio das Ostras e atuar em formações

Fonte: Prefeitura de Macaé
Jornalista: Joice Trindade
Foto: Arte

Deixe um comentário