Oito dicas essenciais para o seu Android

Desvendando o menu de desenvolvedor

As opções de desenvolvedor foram projetadas para profissionais, mas muitas delas são bastante úteis para o usuário comum. Em primeiro lugar, é preciso acessar as opções de desenvolvedor nas configurações do nosso aparelho. Para isso, vá a “Configurações > Sobre o telefone”. Em seguida, vá até o “Número da versão” e clique nele 7 vezes seguidas.

Ao fazê-lo, aparecerá uma notificação avisando que já temos as opções de desenvolvedor. Basta então voltar ao menu de configurações e essas opções estarão visíveis acima da seção “Sobre o telefone”.

Após a ativação dessa sessão, diversos recursos adicionais estarão disponíveis para tornar o seu Android ainda mais inteligente. É possível deixar o celular mais rápido diminuindo a velocidade das animações do sistema, ajustar o processamento de gráficos 3D, e limitar os aplicativos que rodam em segundo plano. No link abaixo você pode encontrar uma seleção com 14 funções que estão escondidas no menu de desenvolvedor:

Grave a tela do seu dispositivo sem root

O recurso de gravação da tela do dispositivo é bastante utilizado por usuários que divulgam vídeos no YouTube, e pode ser bastante útil para diversas situações. Para isso, não será preciso o acesso root no dispositivo, basta fazer o download do aplicativo AZ Gravador de Tela na Play Store. Alguns aparelhos trazem, contudo, este recurso nativo.

Após a instalação do app será possível gravar a tela do seu Android, e compartilhar com os amigos de diversas maneiras diferentes. Baixe o aplicativo através do botão abaixo:

Simplifique o desbloqueio de tela

O padrão para desbloqueio de tela do Android é simples e funcional, permitindo que o dispositivo seja acessado a partir de um desenho. No entanto, desde o Android 5.0 Lollipop, podemos contar com um outro recurso para bloqueio de tela, que mantém o smartphone desbloqueado apenas em regiões ou conexões que determinarmos seguras, como no trabalho ou durante a conexão com um smartwatch.
Para ativar a função vá até: Configurações > Segurança > Smart Lock. Uma vez ativado, você poderá definir o novo método que será utilizado para tornar o seu Android mais seguro.

Utilize a lupa do Android

Da mesma forma que os mapas no Google Maps podem ser aproximados ou afastados, todo o sistema Android comporta potencialmente a mesma possibilidade de visualização. Basta ativar a opção de “Gestos de ampliação” em Acessibilidade > Visão.

Uma vez habilitada a opção, você pode clicar três vezes num ponto da tela para aumentar ou diminuir o zoom. Se clicar três vezes e segurar, você pode aumentar temporariamente a sua tela e mover a área ampliada. É uma função muito útil quando nos deparamos com textos de fonte muito pequena.

Faça buscas com o Google Assistente

Você pode configurar seu dispositivo para que ele responda ao comando “Ok Google” automaticamente, e realize buscas pela internet e execute comandos específicos. Vá para Configurações do Google> Pesquisa e Google Assistente > Voz > Detecção de Ok Google e selecione “a partir do app do Google”.

Após a ativação do recurso o comando responderá automaticamente, inclusive quando o dispositivo estiver com a tela bloqueada. Você pode achar o Assistente pressionando o botão de início (home) do seu Android.

Divida sua internet móvel com outras pessoas

Com a função hotspot habilitada é possível compartilhar sua conexão de internet móvel com outras pessoas. Caso você não tenha o costume de compartilhar sua internet, com o Wi-Fi ligado você poderá se conectar ao hotspot oferecido por outra pessoa que esteja próximo. Vá até Configurações > Mais > Tethering > Hotspot portátil e ative essa opção. Você pode configurar uma senha para proteger a sua conexão de usuários desconhecidos.

Economize internet com o Chrome

O Chrome possui nativamente uma opção para reduzir o consumo de dados móveis, e pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo com o navegador instalado. Com o Chrome aberto, toque nos três pontos que estão posicionados no canto superior direito e, em seguida, vá ate as configurações do navegador e selecione “Reduzir consumo de dados”.

Após a seleção, o navegador irá comprimir as páginas acessadas e consequentemente reduzir o consumo de internet móvel.

Sintonizador System UI

Essa opção é menos conhecida, mas traz algumas facilidades para os usuários, dependendo do modelo e da marca do seu smartphone. Uma vez ativado, o menu Sintonizador System UI permitirá que você altere os ícones exibidos na barra de status e em outros menus, como por exemplo, adicionar o modo não perturbe aos controles de volume, algo bastante útil. Em outros casos, dependendo da interface do fabricante, é possível exibir a velocidade da internet e a porcentagem de bateria na barra de status.

Para ativá-lo, clique e mantenha pressionado por 10 segundos o botão de engrenagem (configurações) que fica no rodapé da central de controle. Feito isso, uma mensagem será exibida (imagem 1, abaixo), e o menu System UI irá aparecer dentro das configurações do sistema.

Fonte: www.androidpit.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *