Desafio Empreendedor 2020 premia inovação de Macaé

Foi realizada nesta terça-feira (08), a quinta edição Desafio Empreendedor, evento realizado pelo CRIOS-UFRJ com apoio do Sebrae e Prefeitura de Macaé. Neste ano, o evento foi realizado de forma remota em atendimento às medidas de contenção da Covid-19, com um público de universidades, empresas e empreendedores.

Na solenidade de abertura, o professor Carlos Eduardo Silva apresentou as principais realizações de 2020 do ecossistema de empreendedorismo e inovação da região, com destaque para o crescente número de startups, mentores e investimentos públicos e privados nas iniciativas de Macaé.

O evento tem como objetivo reconhecer as iniciativas de empreendedorismo e inovação na região. Neste ano, o Desafio Empreendedor contemplou 05 categorias: Personalidade Empreendedora, Professor(a) Empreendedor(a), Projeto Destaque em Combate à COVID-19, Empresa Destaque em Inovação Aberta e Startup Destaque. Todas as categorias passaram pelo processo de indicação aberta ao público.
Os finalistas foram:

    • Personalidade Empreendedora: Camillo Torquato, Guilherme Torrejon, Inglith Monteiro, Raisa Fadel e Thiago Lopes.
    • Professor (a) Empreendedor (a): Carlos Bazilio (UFF), Daniel Arruda (UFF), Rafael Malheiro (UFRJ) e Rodrigo Nunes da Fonseca (NUPEM-UFRJ).
    • Projeto Destaque em Combate à Covid-19: Laboratório de Virologia Molecular para Produção de Testes PCR (Nupem), Robovid-19: Aplicativo para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus (UFF-Rio das Ostras), Produção de FaceShields com Impressora 3D (Laboratório Inovar), Cartilha Informativa de Olho na Covid-19 (Nupem).
    • Empresa Destaque em Inovação Aberta: Petrobras, Ocyan e Vallourec.
    • Startup Destaque: American Insight, Congresse.me, Natural Pet, Nextale e T&D Sustentável.

A avaliação ficou por conta de uma banca com grandes nomes do ecossistema de inovação: Gilberto Reis, Sebrae; Glauco Nader, Rede Petro; Isadora Azzalin, ABStartups; Henrique Da Hora, TecCampos e Kelly Mendes, Sebrae. Os vencedores de cada categoria foram:

    • Thiago Lopes, como Personalidade Empreendedora 2020;
      Carlos Bazílio, como Professor (a) Empreendedor (a) 2020;
      Laboratório de Virologia Molecular Nupem UFRJ, como Projeto Destaque em Combate à Covid-19;
      Petrobras, como Empresa Destaque em Inovação Aberta 2020;
      Nextale, como Startup Destaque 2020.

Fonte: Prefeitura de Macaé
Jornalista: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *