10 perguntas que os veterinários de gatos gostariam que você perguntasse

Depois de uma década como veterinária, tenho uma rotina quando se trata de entrar em uma sala de exames. No momento em que eu abro a porta, meu técnico já levantou o histórico, realizando um exame preliminar, e me dizendo a principal preocupação do exame. Isso me ajuda a diagnosticar mais eficientemente um problema e determinar quais perguntas eu preciso fazer.

Porque o nosso amigos gatos não conseguem conversar, eu dependo fortemente da observação e palavras que me ajudem a definir um problema e determinar o tratamento. Muitas pessoas, nervosas sobre o estado do seu gato e preocupadas em serem vistas como um incômodo, respondem as perguntas que faço, mas não me fazem nenhuma por conta própria. Eu adoro quando os donos de animais fazem perguntas! Eu vejo isso como uma importante forma de comunicação, ajudando-me com as preocupações dos donos e garantindo que saem do consultório com todas as suas necessidades atendidas.

Aqui estão dez perguntas que gostaria que mais donos de gatos fizessem:

1. Posso agendar esta consulta em um momento mais calmo?

Para os gatos em particular a clínica veterinária é um lugar barulhento e assustador. Solicitando a consulta durante uma hora mais calma realiza duas coisas: faz com que você entra e sai mais rápido e minimiza a chance de sentar na sala de espera ao lado de um canino curioso. Ambas deixam a visita menos estressante para seu felino. A maioria das clínicas oferecem a primeira consulta disponível fora do horário normal, mas ficam mais do que felizes em acomodá-lo para chegar nos horários menos movimentados.

2. O meu gato está com um bom peso?

Com mais de 50% da nossa nação de animais acima do peso, a obesidade é um grande problema na medicina veterinária. Mas muitos donos de animais, frustrados com a falta de resultados em um programa de perda de peso ou relutantes em mudar sua rotina, são resistentes ao abordarem a questão. Esta pergunta me permite saber se você está pronto para ter uma conversa sobre o peso do seu gato e está aberto a sugestões para um melhor gerenciamento do peso.

3. Com quais comidas devo alimentar meu gato?

Escolher os alimentos certos pode ser confuso, mas, muitas vezes, os donos de gatos contam com a assessoria da pessoa no pet shop ao invés de pedir orientação a um veterinário. Se você achar que seu pet shop não é confiável, por favor não peça sugestões. É pra isso que estamos aqui.

4. Eu deveria estar preocupado com essa mudança no meu gato?

Os gatos são campeões em esconder os sinais da doença até que o problema esteja resolvido. Os sinais que parecem muito sutis podem ser grandes indicadores de um problema. Quaisquer alterações no hábito, mesmo que pareçam pequenas e insignificantes podem ter significado. Em um caso, o proprietário perguntou sobre uma gata que começou a beber fora da torneira de repente. Como se verificou, ela era diabética.

5. Existe algo que eu possa fazer para marcar o comportamento?

Um gato que urina ou defeca fora da caixa de areia é um dos desafios mais frustrantes para seus donos. Existem várias causas médicas a comportamentais, mas muitas pessoas não levam isso ao veterinário até que o problema se arrasta por meses e elas ficam profundamente frustradas. Infelizmente, esta é uma das causas mais comuns de abandono de felinos em abrigos. Quanto mais cedo encontrarmos a causa, mais cedo podemos resolver o problema.

6. Quando podemos agendar uma limpeza dentária?

Doença dentária é um dos diagnósticos mais comuns na prática felina. Limpezas de dentes anuais são uma parte vital do tratamento preventivo de gatos de meia idade e idosos, mesmo para aqueles que não tem o que os proprietários consideram ser um doença visível. É melhor fazer uma limpeza anual de rotina do que ter que lidar com uma doença dentária dolorosa!

7. Quais vacinas são apropriadas para o estilo de vida do meu gato?

Na medida em que mais e mais donos de gatos e veterinários estão começando a gostar deles, a vacinação não é uma decisão de apenas uma das partes. As melhores decisões são feitas individualmente, levando-se em conta o estilo de vida do gato, a idade, o histórico de vacinação e risco de exposição a doenças. Além disso, muitas práticas estão agora oferecendo vacinas para felinos não adjuvantes. Estas vacinas embora, às vezes, sejam mais difíceis de encontrar, são menos susceptíveis a causarem sarcomas associados a vacina.

8. Posso dar este medicamento ao meu gato?

Um telefonema pode salvar uma vida. Por favor, nunca dê ao seu gato um medicamento humano sem estar 100% certo de que pode ser usado nele. Os nossos amigos felinos metabolizam medicamentos de maneira diferente de como fazemos e alguns que são seguros para os seres humanos, como Tylenol, pode ser fatal para os gatos.

9. Alguém pode me ver realizando este tratamento?

Administrar a medicação de um gato relutante pode ser um exercício de paciência ou talvez apenas doloroso. Os veterinários entendem isto. Alguns procedimentos, como dar injeções de insulina ou administrar fluidos subcutâneos, leva algum tempo para se dominar. Se houver qualquer dúvida se você está ou não fazendo algo certo, não hesite em pedir ou técnico ou ao veterinário para ver você fazendo-o e lhe dar o feedback. Muitas vezes temos truques e dicas que podem tornar sua vida muito mais fácil.

10. Quando devo agendar uma consulta de acompanhamento?

Antes de deixar a clínica, agende sua próxima consulta. Para um problema permanente que requer acompanhamento, pode ser alguns dias ou semanas. Para um gato saudável, pode ser seis meses. Agendar uma consulta antes de sair melhora a resiliência e as chances de que você realmente irá trazê-lo de volta. Nós fazemos isso para nós mesmos em consultas com o dentista e até mesmo no cabeleireiro, por que não fazer o mesmo para nossos gatos?

Cuidar de um gato pode ser um grande empreendimento, mas vale a pena o trabalho envolvido. A eficácia na comunicação com o veterinário do seu gato é uma forma de garantir que o seu felino favorito viva uma vida longa e saudável. Nunca tenha medo de fazer perguntas. O veterinário que vale sua confiança ficará muito feliz em respondê-las.

Fonte: 10 perguntas que os veterinários de gatos gostariam que você perguntasse | Tudo Sobre Gatos http://tudosobregatos.com.br/10-perguntas-que-os-veterinarios-de-gatos-gostariam-que-voce-perguntasse/#ixzz54Ryuj9dn
Follow us: tudosobregatosoficial on Facebook

Deixe um comentário