Nupem/UFRJ inaugura primeiro mestrado na área de Educação

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acaba de inaugurar o seu sétimo curso de pós-graduação em Macaé e o primeiro na área de Educação. A aula inaugural do mestrado em Educação em Ciências e Saúde foi realizada, nesta terça-feira (20), na sede do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), onde as aulas acontecem.

Para falar sobre os “Aportes Teórico-metodológicos na Pesquisa sobre Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde”, o Nupem convidou o professor doutor Luiz Antônio Coimbra de Rezende Filho, que ministrará palestra sobre o tema, nesta quinta-feira (22), às 16h. O secretário de Educação, Guto Garcia, esteve presente participando da aula inaugural. “Estamos trabalhando para termos mais opções de mestrado em Macaé para diversas áreas”, destacou.

O evento faz parte do projeto Ciclo de Palestras, realizado pelo Nupem todas as quintas-feiras, às 11h. Nesta, em especial, a programação também será realizada à tarde em razão da abertura do curso. Às 11h, haverá palestra com Laila Bekai, que contará “A História de uma Bióloga do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”. As atividades acontecem sempre no auditório do Nupem e a comunidade pode participar das ações, que são com entrada franca.

O mestrado é fruto de parceria entre o Núcleo de Tecnologia Educacional nas Ciências para Saúde (Nutes) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) e o Nupem. Abriu o evento a conferência com o vice-diretor do Nupem, professor Francisco Esteves, que contou um pouco da história da UFRJ em Macaé e, em seguida, houve a aula inaugural com a professora doutora e pesquisadora Isabel Martins sobre o campo da Educação em Ciências e Saúde.

O Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde foi criado em 1996 e oferece cursos de mestrado acadêmico e doutorado voltados para a formação de pesquisadores duplamente comprometidos com a produção de conhecimento científico e com a melhoria da Educação em Ciências e da Educação em Saúde.

A oferta da primeira turma de mestrado em Macaé pelo programa é uma conquista importante para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito educacional e representa uma oportunidade para formação de pesquisadores e educadores na cidade de Macaé e região. O programa conta com a atuação de professores da sede e dos professores Bruno Monteiro, Leonardo Moreira e Nilcimar Souza, todos credenciados ao programa e lotados em Macaé. A iniciativa também conta com a parceria dos professores do Nupem/UFRJ Rafael Costa e Téo Bueno e com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da UFRJ.

Os interessados em acompanhar a programação do Ciclo de Palestras podem entrar no site do Nupem: www.macae.ufrj.br/nupem ou em contato pelo e-mail: ciclopalestrasnupem@gmail.com.

O Nupem está localizado à Avenida São José do Barreto, 764, bairro São José do Barreto, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

Fonte: Prefeitura de Macaé
Jornalista: Elis Regina Nuffe
Foto: João Barreto

Deixe um comentário