Shih Tzu

lgumas pessoas chamam o Shih Tzu de diversos outros nomes como: shi tzu, shitzu, xitzu, chitos, cheetos, shitsu, shiatsu, shin tzu e assim por diante. Porém, o nome correto é Shih Tzu.

Se você quer saber tudo sobre essa raça, continue lendo o artigo!

Expectativa de vida: 12 a 16 anos
Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.
Grupo: 9 – Cães de Companhia
Padrão da Raça: CBKC
Cor: preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor.
Pelo: longo
Tamanho: Toy/pequeno
Tosa: requer pouca tosa
Altura (macho e fêmea): até 28cm
Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg
Ambiente ideal: O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa. São um dos cachorros mais apropriados para apartamento.

Origem da raça Shih Tzu

O nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação com o budismo. Embora o Shih Tzu seja mais comumente associado à China, ele foi provavelmente originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O Shih Tzu que conhecemos hoje, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi, 1861-1908). O Shih Tzu e o Pequinês compartilham de histórias parecidas, entretanto, conseguimos diferenciar o Shih Tzu na arte chinesa porque ele tem um topete na cabeça.

O Shih Tzu foi o animal de estimação preferido durante a dinastia Ming e foi altamente valorizado pela família real. Quando os ingleses saquearam o Palácio Imperial, a maioria dos cães foram perdidos, e a raça sofreu um grande revés. O Shih Tzu foi exibido pela primeira vez na China como o Lhasa ou Poodle tibetano. Em 1935, ele foi exibido como o cão leão Lhasa; Por esse tempo, ele foi se tornando muito popular. Um estado de confusão semelhante existia na Inglaterra, onde o Lhasa Apso e o Shih Tzu foram agrupados como o Apso (que significa desgrenhado). Em 1934, logo após a Lhasa ser exibido pela primeira vez, foi dividido em duas raças separadas, com os de focinho achatado se chamando Shih Tzu, o seu nome chinês coloquial. Em 1952, uma única cruza com Pequinês foi autorizada para melhorar certos pontos, mas nunca foram novamente autorizadas essas cruzas. Nos Estados Unidos, a raça começou a tornar-se extremamente popular na década de 1960, levando ao reconhecimento AKC em 1969. Sua popularidade tem continuado a crescer e hoje o Shih Tzu é um dos cães mais populares do Brasil.

Aparência

O Shih Tzu é um cão pequeno que pode ser de praticamente qualquer cor. Os mais desejáveis são os que tem a testa e a ponta da cauda brancas. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamurosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Os Shi Tzus tem os olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima. O pelo do Shih Tzu quase não cai, então essa raça é uma ótima escolha para quem é alérgico (rinite e afins).

Diferenças entre o Shih Tzu americano e o Shih Tzu europeu

Shih Tzu Padrão Americano

1. Suas pernas são mais altas e as pernas da frente são mais alinhadas com o peito, ou seja, mais para frente.
2. O peito é pequeno.
3. A cabeça é mais ou menos quadrada e menor sobre um pouco mais longo e mais fino.
4. Os olhos são pequenos.
5. Os ombros são mais para a frente.

Shih Tzu Padrão Europeu

1. As pernas são menores e parecem estar ligeiramente dobradas.
2. O peito é largo e imponente.
3. A cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto.
4. Os olhos são salientes e grandes.
5. Os ombros deste levemente inclinados para trás.

Atenção: não acredite em um “mini Shih Tzu”. Esses cães são criados fora dos padrões da raça para atender uma demanda de pessoas que não conhecem os problemas de um “cão miniatura“.

Diferença entre Shih tzu x Lhasa apso

O Shih Tzu tem o focinho mais curto, os olhos são redondos, a cabeça também é redonda e a pelagem é sedosa. O Lhasa Apso possui a cabeça mais longa, os olhos são ovais e a pelagem é mais pesada e áspera. Um Shih Tzu jamais deve ter focinho longo, se ele tem focinho longo com certeza existe outra raça na linha de sangue e não apenas Shih Tzu.

As pessoas costumam distinguir as raças apenas pelo focinho: se tem focinho longo é Lhasa, se tem focinho curto, é Shih Tzu. Isso não é verdade. Não é apenas pelo tamanho do focinho que se distingue uma raça da outra, se seu Shih Tzu tem o focinho longo ele pode ter em seus ancestrais qualquer outra raça. Quando for comprar um Shih Tzu, veja sempre os pais dos filhotes, pois quando filhote os focinhos são menores e fica difícil de saber.

O Shih Tzu é mais dócil que o Lhasa e menos reservado com estranhos. O Lhasa é mais na dele e pode estranhar pessoas desconhecidas, diferente do Shih Tzu, que se dá bem com qualquer um.

ESCRITO POR: TUDO SOBRE CACHORROS
Fonte: Tudo sobre a raça Shih Tzu http://tudosobrecachorros.com.br/shih-tzu/#ixzz50OhLlXSU 
Follow us: tudosobrecachorros on Facebook
Foto: Google Imagens
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *