Saiba como acostumar seu cão ao manuseio

FONTE: clubedosanimais.com.br

Quando filhotes os cães estão muito mais abertos e receptivos a aprender e a se acostumar com certos comportamentos dos humanos, além de ser um bom momento para adestrar o cãozinho também é uma ótima época para acostumá-lo a todas as situações que ele vai precisar passar quando mais velho.

Porque meu cão vai precisar se acostumar a algo?
Cães normalmente não gostam que os humanos os abracem, toquem suas patas, mexam na sua boca e orelhas e tudo isso é necessário, pois será preciso realizar todas essas atividades para dar banho, limpar patas, orelhas, escovar os dentes e dar remédios.

Por isso acostumar o cão desde filhote pode ser uma ótima ideia para deixar todos esses procedimentos mais tranquilos no futuro, quando o cãozinho estiver mais velho e você precisar limpá-lo e manuseá-lo.

Como posso acostumar meu filhote ao manuseio?

Os filhotes são mais receptivos, portanto basta simular as atividades que você irá precisar realizar, desde novinho escovar os dentes é uma necessidade. Escove os dentes dele com bastante frequência e o acostume a ter você mexendo na boca dele.

Limpe as patas e orelhas mesmo ainda novo quando o cão não está passeando, com o tempo ele vai achar tudo isso normal e não vai reclamar. Aproveite para fazer seu cãozinho conhecer pessoas e barulhos, assim ele não vai crescer um cão medroso que se assusta facilmente.

Meu cão já é adulto, o que fazer?

É inegável que quando o cão é filhote ensiná-lo e acostumá-lo a certas situações é algo muito mais fácil, mas um cão adulto não é um caso perdido. Você certamente vai perder algumas escovas, ter que correr atrás dele e até precisar da ajuda de alguém para limpar as orelhas e patas.

Mas tudo isso vai valer a pena, pois cães adultos ao contrário do que muitos pensam, não são casos perdidos, você vai precisar de mais persistência e de alguns petiscos, fazer o cãozinho associar todas as situações a algo positivo vai ajudar a deixar o processo mais rápido.
Para acostumar cães mais velhos a essas situações você vai precisar fazer o mesmo que com filhotes, realizando essas atividades com maior frequência do que o necessário até que ele pare de associar as atividades a invasão do espaço pessoal dele e comece a associar a um momento positivo entre ele e o seu tutor.

Os cães aprendem rápido quando filhotes com até 3 meses, mas isso não quer dizer que não possam aprender depois disso. Para ensinar qualquer coisa ao seu cão adulto ou acostumá-lo a alguma situação você vai precisar ser mais persistente e paciente que ele.

O que não devo fazer?
Brigar nunca é a solução, cães não reagem bem a broncas, isso porque muitas vezes não associam o que fizeram de errado a bronca e sim a acabam associando a situação que você quer acostumá-lo a bronca. Portanto nessas situações o melhor é mesmo não brigar e sim fazê-lo se sentir confiante e alegre com a situação.

 

FONTE: clubedosanimais.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *