Planejando seu espaço comercial para o sucesso – Alimentação fora do lar

Precisando de ideia para um novo negócio?

Em tempo de mudanças estratégicas, algumas forçadas pelo desemprego, precisamos escolher novas opções e de preferência as mais receptivas ao público e seguindo esta premissa muitos acabam investindo na área de alimentação fora do lar. Então, como se diferenciar e se destacar nesta área em um espaço construído para atendimento direto ao público?

As áreas que se destacam nestas empreitadas são: cafeterias, choperias, restaurantes, pizzarias ou espaços setorizados especializados em sanduíches, saladas, free lactose, free glúten, veganos, etc.

São áreas que precisam de um bom volume de vendas para se sustentar de maneira eficiente, para isso além de encontrar um ponto ideal é necessário saber trabalhar o ambiente com eficiência desde a concepção organizacional funcional, de um bom projeto arquitetônico, na sua forma como visão estratégica de marketing indo até uma identidade visual bem definida. Ter um projeto bem funcional e com estilo é o melhor instrumento para aumentar a rentabilidade.

Idealizar, projetar e renovar espaços comerciais é função do arquiteto que está apto em te ajudar formular um empreendimento de sucesso, para isso permita-se a ser direcionado, permita-se ir além! Seguindo neste contexto, planeje seu empreendimento e deixe que a magia seja moldada. Ao final, o espaço do seu empreendimento deverá agradar ao seu cliente – usuário final (público alvo deste negócio) e não ao seu arquiteto ou a você como proprietário. Parecem ser duras as minhas palavras, porem são primordiais para o sucesso e perpetuação da estratégia do seu negócio.

Estive recentemente em Milão, fazendo um curso de atualização onde fomos estimulados a compor o projeto de interiores comercial provocando no usuário final as sensações, percepções e o tato num ambiente que promoverá a degustação como experiencia e não apenas como um ato de gula nutricional. Técnicas usadas nesta concepção poderão ampliar o ato de compra em um percentual de 35%, tanto na aquisição por impulso como de fidelização.

Em resumo as dicas principais são:

1 – Ponto comercial próximo a lugares movimentados;

2 – Priorizar funcionalidade no atendimento;

3 – Criar um espaço que se destaque.

Para te estimular e ajudar vou passar alguns números:

Área Mínima para cafeterias, rotisserie e lanchonetes –  12m²
Área Mínima para restaurante e pizzaria – 150m² (50 lugares)

OBS.: Na implantação da localização o que se destaca é visibilidade, o ponto deve estar localizado próximo a locais de grande movimento ou aglomeração.

TENDÊNCIAS:
Mercado do café – ele está em alta e tem previsão de triplicar até 2019
Mercado de alimentação – mesmo em período de crise é um dos que mais crescem

OBS.: Planeje seu orçamento para o investimento, tem oportunidade e opções para todos os bolsos.

VALORES:
Investimento – para abrir um negócio de pequeno porte, no setor de alimentação rápida é de R$ 30 mil

E agora te deixei mais animado? Espero ter ajudado, contribuindo para abrir novos caminhos e encontrar boas soluções.

“Chi va piano, va sano e va lontano.”

Diz o provérbio italiano que quem vai devagar, com calma e tranquilidade, vai longe.

Sobre a Autora:

Grasiela Mancini é Arquiteta&Urbanista, formada pela USU – RJ (Universidade Santa Úrsula) no ano de 2001 e desde a sua formação realiza projetos, proprietária da empresa GRASIELA MANCINI Projetos. Contatos pelo e-mail: atendimento@grasielamancini.com.br  – Conheça um pouco da nossa empresa, visite nossa página no Facebook, CLIQUE AQUI.

Sites consultados:

http://economia.ig.com.br/2017-03-17/alimentacao-fora-do-lar.html

http://sna.agr.br/mercado-de-cafes-especiais-deve-triplicar-ate-2019-no-brasil-estima-abic/

http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/sas_o_mercado_de_food_service_no_brasil_enzo_dona.pdfhttp://aldabarista.com.br/arquivos/Cafeteria_-_final.pdf

http://www.forbes.com.br/negocios/2015/06/mesmo-com-crise-setor-de-alimentacao-continua-a-crescer-no-brasil/

http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2017/05/irmaos-montam-rede-de-hamburguer-inspirada-em-cinema-e-faturam-r-15-milhoes.html

http://revistacafeicultura.com.br/?mat=17762http://www.empreendedoresweb.com.br/como-ganhar-dinheiro-com-comida/

3 comentários em “Planejando seu espaço comercial para o sucesso – Alimentação fora do lar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *