Quarto Montessoriano, como decorar? #dicas

Vamos decorar, seguindo o método Montessoriano?

Antes das dicas vamos entender o porquê da decoração ter o nome de “Montessoriano”:

Bem, já podemos começar explicando que com este método, a criança se desenvolve mais depressa e com independência logo cedo, com influencia do quarto Montessoriano, tudo surgiu a partir de uma filosofia praticada pela médica Maria Montessori, que também era educadora e o seu método propunha a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, tudo isso foi desenvolvido por volta de 1907 e é conhecido como “Pedagogia Montessoriana” ou “Método Montessori”.

Seguindo esta proposta, entenda que a decoração é feita na perspectiva da criança e não do adulto, tornando para ela o ambiente mais simpático e de fácil acesso.

Se você for uma mãe mais descolada e se sentir confortável, saiba que o quarto já poderá receber seu bebê com a decoração planejada com esta filosofia e a primeira coisa a ser retirada do espaço é o BERÇO.

Saiba que planejar um quarto, seguindo esta metodologia, tem custo mais reduzido do que um quarto “tradicional”, a linha de criação é bem mais para o minimalismo com isso finaliza-se produzindo um ambiente mais “limpo”, onde o MENOS É MAIS.

Gostou e ficou interessada?

É importante lembrar que esta decoração e metodologia, poderá ser aplicada em qualquer fase da criança, claro que cada etapa terá seu beneficio e quanto mais cedo melhor será absorvida.

Faça você mesma seguindo as DICAS abaixo:

1 – DEIXE A CAMA NO CHÃO;

Esta técnica é para que criança possa subir e descer sozinha com total autonomia ao sair de sua cama.

2 – DÊ PRIORIDADE A SEGURANÇA

Já que a criança terá fácil acesso as coisas, deve-se ficar atento as tomadas, aos armários que deverão ficar presos as paredes, deve-se evitar quinas vivas, etc.

3 – USE TAPETE OU TATAMES

Assim criará com isso também experiências sensoriais. Proporcionar conforto é primordial para evitar que a criança fique próxima ao chão frio. Deve-se revestir o espaço, dando prioridade ao material antialérgico.

4 – USE ESPELHO

Fixe-o na altura da criança, dê preferência aos espelhos de acrílico pois não quebram.

5 – DEIXE BRINQUEDOS E LIVROS COM FÁCIL ACESSO

Ajude e estimule a criança com brinquedos de madeira, cozinhas, jogos de tabuleiros, nos temas dos brinquedos tente estimular o conhecimento da: ciência, natureza, geografia, etc.

Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.

Obs.: Imagens retiradas da Pinterest.

Como dar um ar leve a esta decoração?

1 – Invista em parede ou quadros magnéticos;

2 – Abuse de Pufes e futons;

3 – Invista em Mobiles;

4 – Seja criativa com os Adesivos e papel de parede coloridos;

Medidas para fazer uma caminha modelo casa, veja abaixo:

Espero que tenha gostado das DICAS! Se precisar de uma ajuda nós temos o pacote de consultoria para decorar seu ambiente.

“A CRIATIVIDADE EXIGE CORAGEM” – Henri Matisse

Ficou interessado e precisa tirar dúvidas? Clique aqui

Sobre a Autora:

Grasiela Mancini é Arquiteta&Urbanista, formada pela USU – RJ (Universidade Santa Úrsula) no ano de 2001 e desde a sua formação realiza projetos, proprietária da empresa GRASIELA MANCINI Projetos. Contatos pelo e-mail: grasiela@grasielamancini.com.br  – Conheça um pouco da nossa empresa, visite nossa página no Facebook, CLIQUE AQUI ou o nosso site www.grasielamancini.com.br

Profissional com certificado HORECA!

Livros consultados ou indicados:

Sites consultados:

http://www.montessoribrasil.com.br/index.htm

https://larmontessori.com/blog/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *