Como funciona o carregamento sem fio?

Fonte: www.androidpit.com.br

Alguns smartphones oferecem um sistema de carregamento sem fio. Essencial para alguns, desnecessário para outros, esse tipo de carregamento não convence a todos. Mas uma pergunta continua sem resposta: como é possível a transferência de energia sem a existência de cabo?

Carregamento rápido e indução eletromagnética

Para entender completamente como o carregamento sem fio funciona, você deve se familiarizar com o conceito de campo eletromagnético e, de modo geral, de indução eletromagnética, uma tecnologia que talvez você já conheça do cooktop da sua cozinha. Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas qual é a conexão entre uma placa de indução e um smartphone? A indução eletromagnética é um sistema de transferência de energia, e essa energia pode ser armazenada, como acontece no smartphone.

Como essa energia se transporta? É uma questão de força, de certa forma. Imagine que duas pessoas seguram uma corda apertada: se alguém decidir fazer ondas com a corda, o outro receberá essas ondas. Esta é uma maneira muito simples de resumir o sistema de indução eletromagnética: uma força envia energia de um ponto para o outro. Sua base,  alimentada por eletricidade, transmite energia para o smartphone através de campos eletromagnéticos. Então, os sensores no smartphone tratam de absorver essas energia e canalizá-la para a bateria, a fim de armazená-la.

Como é calculada a velocidade de carregamento?

Novamente, é uma questão de força. Como a energia é transmitida através de campos eletromagnéticos, a velocidade depende desses campos. Quanto maiores forem, mais rápida será a recarga. O problema é que não é possível criar campos enormes porque o smartphone, pela sua forma material, causa limitações. O seu smartphone, portanto, tem uma velocidade de transferência limitada, e a tensão é especificada pelo fabricante. O carregador também produz energia a uma velocidade regulada.

O que é Qi?

Qi é a mais conhecida tecnologia de carregamento sem fio. Ela não é exclusividade de algum fabricante específico, o que significa que, na prática, todos as fabricantes podem utilizá-la em seus dispositivos. Dentre os que fazem uso da Qi, Samsung e Apple são as mais famosas. A Qi procura padronizar a tecnologia de carregamento sem fio, afinal isso envolve várias regras de segurança que devem ser cumpridas. Entre essas regras, está a de mencionar a força dos dispositivos, o que, obviamente, é relevante para determinar a velocidade de carregamento.

Graças à Qi, a tecnologia de carregamento sem fio fez progressos relevantes. A velocidade de carregamento aumentou consideravelmente, e a eletricidade não causa mais aquecimento grave ao dispositivo. Observe que a Qi não usa apenas tecnologia de carregamento de indução eletromagnética, mas também a tecnologia de ressonância magnética.

O meu dispositivo é compatível com o carregamento por indução?

Talvez você queira deixar de lado o carregamento por cabo e optar pela recarga sem fio. Então, surge uma pergunta: seu dispositivo é compatível com esta tecnologia? Se você tem um smartphone Samsung de alta qualidade, ou seja, um Galaxy S, seu dispositivo é compatível e a Samsung oferece seu próprio carregador. O novo iPhone, ou seja, o iPhone 8, também é compatível com o carregamento sem fio. Se você tiver um iPhone menos recente, também é possível usar o carregamento sem fio, mas é preciso um receptor, como QInside Qi2001. Alguns smartphones, como Lumia, Motorola, Xperia e HTC também são compatíveis com a tecnologia Qi. Vários Nexus também permitem o uso da tecnologia ​​(Nexus 4, Nexus 5, Nexus 6, Nexus 7, Galaxy Nexus).

Se o seu smartphone não for compatível com a tecnologia de carregamento sem fio, existem alternativas. Basta conectar seu smartphone a um adaptador, e ele receberá energia e a transmitirá para o smartphone via cabo, mas dessa forma não vemos tanta vantagem visto que você precisará de um cabo de qualquer forma, não é mesmo?

Fonte: www.androidpit.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *