Como construir seu primeiro imóvel?

Deseja dar o primeiro passo para ter o seu primeiro imóvel próprio?

Está nervoso e ansioso? Não fique assim, hoje irei te dar parâmetros para ter a segurança para conseguir os primeiros passos nesta nova empreitada e para simplificar a dividi em 3 etapas, veja quais são elas:

1ª Etapa – Comprar o terreno

O correto antes de procurar um corretor de imóveis para poder comprar seu terreno é buscar conversar com um arquiteto, este profissional irá lhe dar parâmetros para ajudar na escolha. Uma consulta técnica será muito bem-vinda, pois você poderá tirar todas dúvidas para terminar o seu programa inicial de construção e com isso determinará qual o melhor custo, tamanho e estilo de terreno a ser escolhido. Após comprar o terreno com a ajuda do seu corretor de imóvel, você voltará a sua atenção para contratar o melhor arquiteto que possa lhe ajudar a realizar este projeto.

Obs: Nesta etapa você já tem condições de mensurar o custo do investimento a ser feito na obra e com isso é o melhor momento para compor o montante de dinheiro para realizar o mesmo.

2ª Etapa – Os projetos

Nesta etapa você vai contratar um arquiteto para colocar no papel todos os seus desejos e sonhos para uma moradia ideal, respeitando as normas federais, estaduais e municipais. Se o seu terreno fizer parte de um condomínio deverá também respeitar as normas internas. Com a finalização do projeto arquitetônico começa o desenvolvimento dos complementares que são eles: Estrutura, elétrica/telefonia e hidro/sanitário. Algumas pessoas já fazem nesta etapa os projetos de arquitetura de interiores, que são eles: detalhamento de piso e teto, layout de mobiliário e acabamento. Esta etapa equivale entre 2,5 a 12% do valor total do investimento.

Veja planilha de exemplo abaixo:

Tabela de referencial das etapas em percentual equivalente

Obs: Para se construir é necessário a aprovação do projeto de arquitetura junto ao órgão público responsável na sua cidade que irá liberar o alvará de construção.

3ª Etapa – Planejamento da obra

Planejar a obra é a última etapa antes de começar a obra, nesta etapa é verificada a compatibilização de todos os projetos e também quando se conclui o orçamento executivo e a listagem dos materiais para cotação. Neste período já se tem condição para contratar a mão de obra que irá executar a obra.

Bem, com isso terminamos as 3 etapas iniciais para construir seu primeiro imóvel! Em breve explicaremos como dividir e entender o andamento da sua obra e 5 etapas.

Sobre a Autora: Grasiela Mancini é Arquiteta & Urbanista, formada pela USU – RJ (Universidade Santa Úrsula) no ano de 2001 e desde a sua formação realiza projetos

www.grasielamancini.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *