ARQUITETOS: O quanto de diferença projetam no mercado?

A Profissão de arquitetura

Vamos falar neste texto um pouco sobre a profissão de arquitetura, sobre os arquitetos e o mercado de atuação destes profissionais e a prestação de seus serviços.

Construir não é fácil, construir dentro das normas é mais complicado. Mas então: Por que qualquer um consegue construir sem um profissional que possa ser responsável por esta construção?

A universalidade do abrigar e se proteger vem desde que o homem se entende como homem, principalmente no contexto da socialização da moradia como um todo. A arquitetura está para planejar, projetar e desenhar os espaços dando qualidade de vida a esta universalidade.

A origem da construção tem todas as referências nos conhecimentos da terra, saber como valorizar o material que a terra lhe fornece ajuda na melhor projeção da arquitetura e ao arquiteto vale respeitar as normas para projetar e construir com a melhor qualidade possível.

O que é arquitetura? É arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas, visando também a determinada intenção plástica.

Nos municípios, como já expliquei em outros textos, é importante ter a concessão de um alvará para se construir e para isso só é possível com a chancelaria de um arquiteto ou engenheiro civil, seja na autoria de projetos e ou responsabilidade técnica.

O que é a profissão da arquitetura? É o campo de atuação dos arquitetos, onde são os principais protagonistas para se compor as partes responsáveis pelo planejamento, pelos projetos e pela construção. No Brasil, esses profissionais são (regulados) orientados/fiscalizados pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Isso tudo é a base do mercado da construção civil e principalmente o mercado da arquitetura, mercado este pobremente trabalhado visto que temos uma falha na prestação de serviços onde 85% dos que constroem ainda não contrataram um profissional habilitado para isso. No Brasil, a região Sul é a que mais utiliza serviços de arquitetos e urbanistas e/ou engenheiro nas obras de reforma ou construção.

O que faz um arquiteto? Arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Ele é quem planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções para atender às necessidades de quem utilizará aquela construção.

Podemos dizer que um mercado bem trabalhado será bom tanto para o arquiteto quanto para sociedade e principalmente na questão do urbanismo da cidade. A cidade construída precisa ser planejada e executada com os olhos daqueles que ali residem e também por profissionais habilitados para isso.

Em base nos dados coletados pelo Datafolha: Cerca de 70% das pessoas que compõem a população economicamente ativa afirmam que contratariam os serviços de um arquiteto e urbanista para construções ou reformas. A parcela dos que já contrataram os serviços de arquitetos e urbanistas é de 7%.

Entre as pessoas com curso superior e das classes AB, essa taxa é mais que o dobro, chegando a 16%. As pessoas que, alguma vez contrataram arquitetos e urbanistas, foram solicitadas a avaliar os serviços. A satisfação é expressiva: oito em cada dez declaram-se satisfeitos com o trabalho do profissional de arquitetura e urbanismo.

Aproximadamente metade daqueles que contrataram um arquiteto e urbanista o fizeram devido à expertise do profissional, ao seu conhecimento técnico. Outras razões estão relacionadas a:

  • exigências legais (legalização do projeto, agilização dos trâmites),
  • a obtenção/ viabilização do projeto do imóvel e
  • a segurança da construção.

E você arquiteto o que pensa sobre o mercado? A construção civil deu uma queda fortíssima principalmente na nossa região após a queda do mercado do petróleo. Mesmo com o mercado dando alguns sinais de melhora você já se preparou para aproveitar este cenário seja ele de ainda durante a crise ou pós crise?

Esta semana estaremos realizando na cidade o I Seminário de Arquitetura de Macaé:

O I Seminário de Arquitetura – Perspectiva de Mercado em Macaé e Região – Chega para colaborar com a melhor composição de mercado para os profissionais atuantes na região. Tendo como base principal dar perspectiva de estrutura para o profissional visualizar melhor o campo de trabalhado na região em tempo de crise e de pós crise.

Neste evento estaremos recebendo os arquitetos para falar sobre o mercado com a presença do presidente do CAU/RJ, teremos algumas palestras com os temas:

Valor x Preço, Alan Andrade

Palestrante Motivacional e especialista em Vendas

Motivação, Eddie Paiva

Escritor especialista em comunicação intrapessoal, Neuro educador e Empreendedor, vem ministrar a palestra: “Acreditar para realizar” trará inspiração sobre o poder que o arquiteto tem em suas mãos, tratando da importância do autorreconhecimento alinhado ao personal branding. O palestrante também dará dicas sobre como ter mais foco para conquistar resultados com mais agilidade e também falará de abordagens para persuadir e vender mais.

A visão da arquitetura como negócio, Grasiela Mancini

Grasiela Mancini é Mentora de arquitetura, empreendedora e palestrante. É uma profissional atuante no campo privado de negócios, é sócia-proprietária da empresa GRASIELA MANCINI Projetos, neste campo trabalha prestando serviços diversos de arquitetura e consultoria. Voluntariamente participa em prol da profissão nas seguintes entidades: como Conselheira e Sócia fundadora da ARAU-Macaé, associação criada para unir e contribuir pela melhora no mercado da arquitetura e também como Conselheira junto ao CAU/RJ – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Visando ampliar seu campo de contribuição, a partir do blog Sou arquiteta Sim e Não é hobby, criou o projeto “Sou ARQUITETA Sim” onde ensina aos estudantes de arquitetura e recém-formados técnicas testadas para conseguir viver e sobreviver no mercado de arquitetura de maneira ética e regular.

Uso da iluminação no projeto comercial, Jairo Schwartz

Arquiteto e Urbanista, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e também em Light Design. Tenho uma palestra formatada com o tema ILUMINAÇÃO IDEAL NO AMBIENTE DE TRABALHO, voltado para pessoas jurídica e física, relatando a importância da iluminação correta para o desenvolvimento de atividades no ambiente de trabalho. Uma iluminação deficiente ou inadequada no local de trabalho pode prejudicar a saúde física ou psicológica de um trabalhador, além de afetar seu rendimento e acabar provocando um acidente de trabalho. Meu objetivo com essa palestra é orientar empregados e empregadores para o uso eficiente da iluminação no desenvolvimento de atividades no ambiente de trabalho.

Faremos uma rodada de discussão após estas palestras, falando sobre os principais temas que irão movimentar o mercado da região e sobre os projetos de Leis que estamos apoiando.

Aproveite as inscrições estão abertas!!! 

Aproveite e CLIQUE AQUI para realiza-la!

 

 

Sobre a Autora:

Grasiela Mancini é Arquiteta&Urbanista, formada pela USU – RJ (Universidade Santa Úrsula) no ano de 2001 e desde a sua formação realiza projetos, proprietária da empresa GRASIELA MANCINI Projetos. Contatos pelo e-mail: atendimento@grasielamancini.com.br  – Conheça um pouco da nossa empresa, visite nossa página no Facebook, CLIQUE AQUI ou o nosso site www.grasielamancini.com.br

Sites consultados:

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/14.161/4930

http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/o-que-faz-um-arquiteto/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *