Neutralize-se – Programa Verdesfera – Grupo Intelecto – Alphaville – Rio das Ostras-RJ

 

Alphaville planta mudas nativas no lançamento do Projeto Neutralize-se

Publicado por setembro 25, 2017 em Michel Tempero Digital

RIO DAS OSTRAS (RJ) – Moradores e proprietários do Alphaville Rio Costa do Sol, em Rio das Ostras, participaram com suas famílias de uma importante ação ambiental na manhã de domingo, 24 de setembro, plantando mudas adultas de árvores nativas da Mata Atlântica. O evento marcou também o lançamento do Projeto Neutralize-se, que faz parte do programa de responsabilidade social e ambiental Verdesfera, do Grupo Intelecto, parceira na ação.

Foi um domingo diferente no Alphaville. Diversas crianças escolheram suas mudas e levaram, acompanhadas de seus pais, tios e avós, para os buracos previamente preparados pela equipe de suporte de jardinagem e plantaram ipês brancos e amarelos, sibipiruna, pau brasil e pau ferro, na faixa marginal ao lado da principal via de acesso aos condomínios.

A atividade é a quarta realizada pelos moradores e proprietários em um ano. Esta, porém, marcou o lançamento do Neutralize-se. O objetivo desse projeto é conquistar membros ambientalmente responsáveis para compensar a emissão de gases de efeito estufa, através da ação direta da plantação de mudas adultas bem como da conscientização e divulgação para suas redes de relacionamento. “Estamos muito felizes com a aderência do Alphaville ao propósito do nosso projeto. Quem plantou terá seu certificado de participação com as coordenadas da muda e já inicia o processo que chamamos de sequestro de carbono, provocados pelo consumo de recursos naturais do planeta”, revelou Ednamara Dias, líder do Programa Verdesfera e diretora do Grupo Intelecto.

Enquanto algumas crianças plantavam as mudas, outras aproveitavam para aprender a preparar as sementes e colocar nos sacos preparados para germinarem e gerar as mudas adultas, para garantir uma melhor adaptação ao solo durante o plantio. “Precisamos ensinar o processo desde o começo. Temos que coletar as sementes, preparar o ambiente para que elas germinem e se tornem capazes de ir para a natureza e crescerem com toda sua força e esplendor”, instruiu Sebastião Gomes, morador do Alphaville e diretor da empresa.

Finalizado o processo de plantação das mudas e enquanto os participantes aguardavam a impressão do certificado, na tenda montada para que os moradores acompanhassem a exposição dos banners com a proposta de reflorestar para salvar o planeta, foi realizado o sorteio de algumas camisas do Neutralize-se. “O projeto está dividido em duas partes igualmente importantes. Com a adesão, o membro realiza efetivamente a ação de plantar uma espécie nativa que vai sequestrar cerca de 150kg de carbono por ano da atmosfera. O segundo passo é se tornar protagonista na promoção e divulgação da ideia, por isso a adesão dá direito a uma camisa de brinde para que o membro possa usar no seu dia-a-dia ajudando a aguçar a curiosidade dos seus amigos”, afirmou Oscar Pires Junior, também sócio e diretor da empresa.

Cada árvore plantada tem seu posicionamento por satélite registrado e estará disponível assim que registrado no sistema do projeto, site e, em breve, no aplicativo.

Muitos participantes do evento já se interessaram em participar do projeto Neutralize-se e convidaram para parcerias em outras áreas que serão plantadas, mostrando a importância do evento e sua visibilidade diante de uma comunidade cada vez mais consciente na preservação ambiental.

O programa Verdesfera já está na internet e pode ser acessado pelo endereço www.verdesfera.com.br e pelas redes sociais, como o Facebook, pelo endereço www.fb.com/verdesferabrasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *